Câncer e crise financeira: O triste fim da vida de estrela de “Mulheres de Areia”
21/03/2024 às 1h17
Artista de Mulheres de Areia se afastou do vídeo repentinamente, o que gerou uma série de boatos insinuando que ela havia falecido
Considerada uma das principais inspirações das artes brasileiras entre as décadas de 1950 e 1970, Norma Bengell ainda é vista nas reprises do programa humorístico Toma Lá Dá Cá, no canal Viva. Na série, ela interpretou a ex-policial Deise Coturno.
O programa de comédia criado e protagonizado por Miguel Falabella foi o último trabalho televisivo da atriz, que se retirou da cena logo após o término da produção.
Endividada, doente e em estágio terminal, ela se recusou a mudar-se para o Retiro dos Artistas.
Norma Bengell já tinha uma carreira consolidada no teatro e no cinema quando estreou na televisão em 1967, na novela A Sombra de Rebeca.
Anteriormente, ela havia protagonizado o primeiro nu frontal do cinema nacional, no filme Os Cafajestes (1962).
LEIA TAMBÉM:
● Do auge na Globo à falência decretada pela justiça, damos estrela se afundou em dívidas
● Atriz da Globo acabou esquecida e longe dos holofotes, desabafo impactou: “Não sabem o que fazer comigo”
● Estrela da Globo revelou que saía com homens por dinheiro e caiu no vício das drogas: “Não sou hipócrita”
Em 1978, Norma Bengell esteve perto de retornar à TV. Foi escalada para interpretar Yolanda Pratini, a grande antagonista de Dancin’ Days.
Entretanto, após um desentendimento com o diretor Daniel Filho, acabou perdendo o papel para Joana Fomm, que se destacou como Yolanda na série.
Com isso, Norma só voltou às telenovelas nos anos 1980, participando de produções como Os Adolescentes (1981) e Os Imigrantes (1981), ambas na Bandeirantes.
Também fez aparições em Parabéns pra Você, Partido Alto, O Sexo dos Anjos e Alta Estação.
Entretanto, Norma Bengell enfrentou dificuldades financeiras nos anos 1990. Ela dirigiu o filme O Guarani (1990), cuja contabilidade foi questionada por autoridades fiscais.
Por consequência, a atriz acabou indiciada por crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e apropriação indébita.
“O filme consumiu uma quantia considerável. Busquei financiamento para pagar todos“, defendeu-se Norma, que nunca conseguiu quitar as dívidas do projeto.
A artista recebia ajuda financeira de famosos
Depois de um período afastada da TV, Norma Bengell recuperou parte de sua popularidade ao integrar o elenco de Toma Lá Dá Cá.
Nessa época, a atriz já enfrentava problemas de saúde e de mobilidade, o que a fazia permanecer sentada na maioria das cenas do programa de humor.
Enfrentando problemas de saúde e financeiros, Norma Bengell recusou-se a se mudar para o Retiro dos Artistas, mesmo com sugestões de amigos próximos.
“Não irei. Não desejo deixar este lugar. Resido nesta casa há quase uma década“, afirmou ao jornal O Globo em 2011.
Em 2013, Norma acabou diagnosticada com câncer de pulmão. Contudo, recusou-se a passar por quimioterapia, pois nunca superou a perda de sua companheira, Sônia Nercessian, que também lutou contra a mesma doença.
“Ela estava deprimida desde que Sônia, seu alicerce, faleceu. As pessoas destacam seu grande amor por Gabriele Tinti (seu marido italiano), esquecendo-se de Sônia. Norma enfrentava uma vida difícil, sem recursos financeiros“, disse o cineasta Silvio Tendler, um dos muitos amigos que tentaram convencê-la a buscar tratamento.
Norma, que recebia apoio financeiro de personalidades como Miguel Falabella, Jô Soares, Daniel Filho e Faustão, faleceu em 9 de outubro de 2013, aos 78 anos.
Assim, após acabar hospitalizada no Hospital Rio Laranjeiras devido a problemas respiratórios. Apenas 15 pessoas compareceram ao seu funeral.
“Norma queixava-se de solidão, sentindo que os artistas eram muito amigos quando ela estava em destaque, mas desapareceram quando ela mais precisava”, lembrou Luciene Marques, que cuidou da atriz em seus últimos dias. “O médico me avisou que seu estado era terminal e que ela não sobreviveria à noite”, acrescentou.
Autor(a):
Bruna Alves
Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.