Trocada por Regina Duarte, musa da Globo guardou mágoa da emissora

22/11/2022 às 7h23

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Atriz da Globo, ficou extremamente magoada com a emissora, após ser trocada por Regina Duarte (Foto Reprodução/Montagem/Fatos da Tv)

Atriz ao se ver substituída por Regina Duarte, guardou magoa da Globo até o fim da vida

Há exatamente 53 anos atrás, a globo estreava uma produção que marcaria de vez a maneira de se fazer novelas. Assim como “Beto Rockfeller” foi para a findada Tv Tupi. “Véu de Noiva” entrou no ar e fez o maior sucesso, porém deixou uma atriz extremamente magoada com a platinada, e o caso envolveu a queridinha da dramaturgia, Regina Duarte.

Regina Duarte em "Véu de Noiva" (Foto Reprodução/Montagem/Fatos da Tv/Memória Globo)

Regina Duarte em “Véu de Noiva” (Foto Reprodução/Montagem/Fatos da Tv/Memória Globo)

Theresa Amayo, viúva do teatrólogo e ator Mario Brasini, a atriz teve em sua trajetória inúmeras atuações no teatro e no cinema, além de ter uma formação em psicologia.

Na década de 60 ela fez a sua grande estreia na Rede Globo onde atuou em produções como “O Rei dos Ciganos” e “Sangue e Areia”. Em 1969, Theresa Amayo  seria a grande promessa para atuar em “Véu de Noiva”, folhetim que marcaria para sempre sua trajetória na Globo.

Contudo ela foi trocada por Regina Duarte, que vinha da TV Excelsior de São Paulo, e estava estreando no canal com muita publicidade nos jornais e revistas. Esse fato deixou a atriz extremamente magoada, mas mesmo assim ela continuou trabalhando em novelas da casa.

Folhetim foi muito divulgado pela mídia (Foto Reprodução/Internet/Montagem Fatos da Tv)

Folhetim foi muito divulgado pela mídia (Foto Reprodução/Internet/Montagem Fatos da Tv)

Em entrevista ao “Jornal Globo”, no ano de 2001 ela expôs como se sentiu na época:

LEIA TAMBÉM:

“Tudo estava pronto para eu começar a gravar, mas a Regina Duarte acabou ganhando o papel. Fiquei tão magoada que não aceitei o papel principal de ‘Verão Vermelho'” – Revelou ela

A atriz voltou a atuar em 1975, na primeira versão de “Pecado Capital” no papel de Vitória, uma das filhas de “Salviano Lisboa” (Lima Duarte). Outra personagem que fez ela brilhar foi a invejosa “Mirtes”, de “Gina”, novela das seis em 1978.

Thereza Amayo em "Pecado Capital" (Foto Reprodução/Internet)

Thereza Amayo em “Pecado Capital” (Foto Reprodução/Internet)

Papel controverso

Após inúmeras participações em programas como “Carga Pesada”, “Sítio do Pica Pau Amarelo”, “Caso Especial” e “Caso Verdade”. Theresa Amayo  foi contratada pela Tv Manchete, onde interpretou um personagem polêmico na novela “Carmen”

Na novela de Glória Perez, ela interpretou a dona da casa “Rosimar”, que após sofrer um acidente, contraiu o vírus da Aids durante uma transfusão de sangue. Para Theresa, esse papel foi um dos mais importantes, por se tratar de um papel extremamente polêmico para a época, visto que abria discussões sobre assuntos que eram muito mais que tabus.

Ela ainda fez pequenas participações em produções como “Memorial de Maria Moura” em 1994, e “Senhora do Destino” em 2004. Entre suas atuações mais recentes no cinema estão “S.O.S Mulheres ao Mar” e ” Sai de Baixo – O Filme”. Seu último trabalho na televisão foi “A Dona da Banca” no Canal Brasil em 2021.

Thereza Amayo e Tarcísio Meira em "Areia e Sangue" (Foto Reprodução/Internet/Globo)

Thereza Amayo e Tarcísio Meira em “Areia e Sangue” (Foto Reprodução/Internet/Globo)

No ano de 2004, ela passou pela maior tragédia da sua vida, durante um maremoto na Tailândia ela perdeu a filha Lys Amayo, seu genro Antônio Dávila e o neto Gianluca, de uma única vez. A única sobrevivente foi sua neta Thais, que estava em segurança em um Hotel e nada sofreu.

Em 24 de janeiro de 2022, vítima de um câncer no rim, ela veio a falecer em sua residência, na Zona Sul do Rio de Janeiro, aos 88 anos de idade.

Segundo o colunista Lauro Jardim, antes de morrer, a atriz chegou a gravar cenas para a novela “Um Lugar ao Sol”, mas devido às complicações da doença, ela foi impedida de continuar no elenco. Ela ainda deixou dois filhos e a neta.

Thereza Amayo morreu em 24 de janeiro de 2022 (Foto Reprodução/Internet)

Thereza Amayo morreu em 24 de janeiro de 2022 (Foto Reprodução/Internet)

 

 

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgiaTambém sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ....

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.