Que fim levou

Por onde anda Cacá Carvalho ? Veja como está o “Jamanta” em “A Torre de Babel” após 17 anos


Veja o que aconteceu com Cacá após 17 anos (Foto Reprodução/Montagem/Fatos da Tv)

O bordão “Jamanta não morreu” ficou muito conhecido no fim da década de 90, graças a um personagem marcante da novela “A torre de Babel”, da Globo,  interpretado pelo ator Carlos Augusto Carvalho Pereira, mais conhecido como Cacá Carvalho no meio artístico.

Trajetória de Cacá Carvalho

O ator iniciou a sua carreira no finalzinho da década de 60, em sua terra natal, Belém do Pará. Em 78 ele esteve no elenco da montagem da obra Macunaíma, feita por Antunes Filho, após isso ele morou na Europa e teve contato com grandes nomes do teatro.

Em 1993, Cacá Carvalho teve como principal papel na televisão, uma participação em “Renascer”, da Globo, quando viveu Venâncio, o pai violento de Maria Santa, interpretada por Patrícia França.

Cacá voltou a atuar em novelas em 98, quando fez o inesquecível Jamanta em “A Torre de Babel”, seu personagem vivia em um ferro velho na trama, e era filho do Algenor , interpretado por Juca de Oliveira na explosão do famoso Shopping, que era o pivô de toda a trama.

No ano de 2005 aconteceu algo inédito pra época, o mesmo personagem que ele interpretou em  “A Torre de Babel”, ressurgiu anos depois, em 2005 na novela “Belíssima”, de Sílvio de Abreu, mesmo autor de Torre de Babel. Desta vez o personagem dele vivia na oficina de “Pascoal”, que era interpretado por Gianecchini.

Cacá Carvalho como o Jamanta em "A Torre de Babel", ele também interpretou anos depois, o mesmo personagem, em "Belissíma" (Foto Reprodução/Globo)
Cacá Carvalho como o Jamanta em “A Torre de Babel”, ele também interpretou anos depois, o mesmo personagem, em “Belíssima” (Foto Reprodução/Globo)

Aliás vale mencionar, que esse mesmo fato, aconteceu agora com Giovana Antonelli, que esta interpretando a mesma personagem que ela fez em “Salve Jorge” só que agora em “Travessia”

Mas voltando a falar de Cacá, o ator acabou sumindo das telinhas, porém participou de algumas produções como o juiz corregedor da minissérie “A Pedra do Reino” (Globo), “Severino da série Mandrake” (HBO) e na montagem de “O Cego Louco” (Tv Cultura).

Ele também esteve no elenco de “171- Negócios de Família” (Universal) e foi o padre Raimundo da série global ” Cine Holiúdi”, da Globo. Em 2021 ele viveu o Josias em “Aonde está meu coração”, série original da “Globoplay

Cacá Carvalho como padre Raimundo em "Cine Holliúdi" série da Globo (Foto Reprodução/Globo)
Cacá Carvalho como padre Raimundo em “Cine Holliúdi” série da Globo (Foto Reprodução/Globo)

Conceituado nos palcos do teatro

Apesar de ter feito poucos papeis na televisão brasileira, Cacá Carvalho tem um vasto currículo nos palcos de teatro, e é considerado um ator extremamente renomado no meio. Participou em diversas montagens e dirigiu peças como “O Grupo Galpão em Partido” em 99, uma adaptação da obra de Ítalo Calvino “O visconde partido ao meio”

O ator tinha um projeto de teatro no bairro da Barra Funda em São Paulo, nominado como “Casa Laborátorio”, porém diante da crise e sem apoio financeiro, ele precisou suspender as atividades, mas rendeu bons frutos. A atriz Laila Garin, estrela em diversos musicais participou deste laboratório.

Por onde anda ele hoje em dia?

Hoje, aos 68 anos de idade, Cacá Carvalho continua na ativa em dramaturgia, ele está recentemente em “O Rei da Tv” que estreou em 19 de outubro no Star+, série que  retrata a vida de Silvio Santos, ele interpreta o “Manoel de Nóbrega” na trama.

Caca Carvalho interpretando "Manoel da Nobrega" em "O Rei da Tv" (Foto Reprodução/Internet)
Caca Carvalho interpretando “Manoel da Nobrega” em “O Rei da Tv” (Foto Reprodução/Internet)

 

 

Autor(a):